31/03/2010

#OtakusContraGlobo Afinal, o que houve?

Quem está (ou até quem não está, devido à repercussão) atualizado no Twitter, sabe sobre a tag #OtakusContraGlobo, que até ficou em 4º lugar nos TTBr. A tag revoltava-se sobre o seguinte: Walcyr Carrasco, diretor e novela da Emissora de Televisão Globo, estava tendendo a fazer uma novela sobre a cultura japonesa.

Alguém se lembra de Caminho das Índias? Quando "arebaba" virou a palavra na boca do povo e todos começaram a se "posear" em Índia, achando que toda aquela generalização e mentiras sobre o país eram a verdade simplesmente porque a Globo, a maior emissora do Brasil, disse? Pois é, Negócio da China também teve lá suas mentiras. Sei que pode ser repetitivo ouvir sobre essas duas novelas, mas há exemplo melhor do que elas? Generalização é uma palavra que bota medo, receio e e vontade de agir nos otakus. Isso TODOS sabem, pois quando um otaku vê alguém dizendo que assiste Naruto e One Piece no CN automaticamente ele pula pra cima do condenado. É o senso de massa que temos. Senso de massa nos faz agir de forma agressiva em meio a outros semelhantes a nós, e negar e se arrepender de algo feito em meio à massa é a pior das fraquezas do ser humano, pois isso mostra o quão ignorante ele é.

Não nego e muito menos me arrependo do que fiz na hashtag. Na verdade, sinto até orgulho, porque sei que fui uma das maiores baderneiras (e é incrível como as meninas do #yaoirevolution estão SEMPRE nessas badernas de tag! Hahah. A @lawlietshoujo usou duas contas do Twitter pra ajudar, e eu três!) e não tive intenção alguma de ofender o Walcyr, mas sim fazê-lo parar com a ideia de uma novela sobre o Japão.

Receio é algo que todos temos. Impulso também. Arrependimento, infelizmente, há quem tenha. Receio nos faz ter impulsos e os impulsos impensados levam a maioria ao arrependimento, este lamentável. Mas há também quem saiba pensar e não se arrepender do que fizer, estes são muitos, mas infelizmente não tanto quanto os que se arrependem. Por que está dizendo isso repetidamente, Seme Queen? Porque eu fiquei triste vendo que tantas pessoas que participaram ativamente do protesto se arrependeram (veja no post do blog da Law sobre a tag alguns tweets dos que citei agora).


Sobre as ofensas nos comentários das fotos de Walcyr Carrasco: ninguém é obrigado a ler "Alice no País das Maravilhas" onde deveria ser "Sweet Lolita", ou "Gótica" onde deveria ser "Gothic Lolita" e muito menos "Tribo dos Ursinhos" onde deveria ser "Harajuku Girls". Eu sinceramente me senti ofendida. Eu, de forma alguma, o xinguei diretamente, meus comentários não tinham nada com "você é um [insira ofensa]" ou "seu [insira ofensa]". Mas há quem tenha xingado e da pior forma.

Eu comentei sobre isso num post do Japan Pop Cuiabá, e até enviei para o Twitter do Walcyr Carrasco o link do comentário, onde havia desculpas formais caso ele tenha se sentido, de alguma forma, ofendido com o que eu e minhas amigas (pois não assumo um pingo de responsabilidade por quem não conheço ou não tenho um mínimo de contato) comentamos nas fotos do TwitPic.


Beijos da Seme.

No comments:

Post a Comment